Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALDEIA DE SAMEIRO

ALDEIA DE SAMEIRO - Uma aldeia a visitar, a natureza convida... no coração da Serra da Estrela!!!

ALDEIA DE SAMEIRO

ALDEIA DE SAMEIRO - Uma aldeia a visitar, a natureza convida... no coração da Serra da Estrela!!!

Manteigas e as tradições da Páscoa - Sameiro - Serra da Estrela Portugal

No concelho de Manteigas, no passado fim-de-semana, celebraram-se as cerimónias da Páscoa, que decorreram em Manteigas e em Sameiro. É uma época por excelência em que se envolvem as populações e todos os turistas na divulgação e preservação de uma tradição secular.

Por: Sérgio Neto
Em: Quarta, 3 de Abril de 2013

 

 

Em Manteigas, realizou-se o Enterro do Senhor, com a participação de entidades religiosas, bandas filarmónicas, da população da vila e demais visitantes que marcam presença nesta cerimónia todos os anos inserida nas festividades da Páscoa.

Na vila de Manteigas e na Freguesia de Sameiro realizaram-se as visitas pascais, como tem sido tradição de há muitos anos a esta parte.

A freguesia de Sameiro celebrou como é tradição de vários séculos naquela freguesia, e tendo como ponto alto a visita pascal, que mais uma vez proporcionou momentos de amizade e confraternização entre a população local e os turistas que visitaram a aldeia de Sameiro no passado fim-de-semana.

No final da visita pascal a população e turistas participaram em jogos tradicionais, com especial destaque para o jogo da Pucarinha. O número de participantes rondou a meia centena de pessoas, de ambos os sexos e de todas a idades.

O jogo da Pucarinha consiste em dispor em fila indiana o grupo de participantes, e o elemento da frente lança a pucarinha para o elemento da retaguarda. A fila vai andando a percorrer ruas da freguesia até que alguém parta a pucarinha. O elemento que deixar cair a Pucarinha, paga algo aos restantes elementos da fila num dos cafés da freguesia, aproveitando assim todos os participantes para fazerem uma pausa para recarregar baterias dando continuidade ao jogo.

Este ano nem o mau tempo afastou os mais persistentes de participar no jogo em que foram partidas 10 pucarinhas. No final é reservada uma Pucarinha especialmente para ser assinada por todos os jogadores.

 

Aldeia de Sameiro

1 comentário

Comentar post